ANGST IN MY PANTS

- Arquivos:
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
maio 2008
março 2009

- Links:
1 pouco mouco
a suavidade do extintor
amador feliz
hit da breakz
j. m. l.
knock is there
ladies love cool r
memory lane
muito tempo
o sofá verde
o som e a fúria
provas de contacto
secretos de porco
sound + vision
um amigo pop
woodstock no deserto

- Muxtape

- Google Reader:

- E-mail:
anapatricia (at) gmail.com

[feeds]



04 março, 2007

"Hip-hop is dead"?

A queda das vendas de música rap, acrescida às críticas internas aos efeitos negativos da sua cultura, estão, segundo um artigo de Nekesa Mumbi Moody, a prenunciar o declínio da sua popularidade.

Embora a diminuição da compra de música seja geral, as vendas de rap desceram 21% de 2005 para 2006. Pela primeira vez em 12 anos, nenhum álbum de rap constou dos 10 mais vendidos do ano.

Um estudo do Black Youth Project, citado por Davey D num artigo de 1 de Março, indica que, embora 58% dos inquiridos ouça hip-hop diariamente, a maioria considera que os seus temas são demasiado violentos e que as mulheres são tratadas de forma ofensiva. O autor acrescenta que estes dados indiciam o segredo "sujo" da indústria musical: "Os negros são amplamente usados para validar temas que são vendidos ao mainstream branco. Ou seja, enquanto que 90 por cento dos artistas de rap comercial na televisão e rádio são negros, a audiência alvo encontra-se fora da comunidade negra".

Davey D encontra no lado corporativo da música e na mentalidade interesseira dos seus executivos o motivo da afirmação "Hip-hop is dead", com a qual o rapper Nas denominou o seu último álbum. Paul Porter, um anterior programador da BET (Black Entertainment Television), considera que a morte do hip-hop está unicamente relacionada com o payola, usado com o fim de serem transmitidas músicas com temas violentos e sexuais.

Entretanto, um artigo de Kim Mulford publicado ontem anuncia como contraponto a "ascensão" do hip-hop cristão. Os adeptos do género "servem-se da sua música para chegar a pessoas desinteressadas pela igreja tradicional". Existem no entanto seguidores que estão a dificultar a vida dos rappers cristãos genuínos. O produtor de hip-hop Kris Bell afirma que estes aparecem na igreja "vestidos como o Tupac e tocando-se como os rappers seculares fazem". "Para muitas pessoas, essa é a forma de Satanás se infiltrar na igreja", conclui.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home